Água

Assista ao vídeo sobre tratamento da água


O complexo de Estações de Tratamento de Água da Agespisa fica localizado às margens do Rio Parnaíba, no Distrito Industrial, zona Sul de Teresina. A área abriga três estações de tratamento de água e produzem um volume médio mensal de 6 (seis) bilhões de litros de água tratada.

A água do Rio Parnaíba segue por um canal de aproximadamente 65 metros de largura por 90 metros de comprimento e é captada por duas bombas elevatórias com vazão de 1300 litros por segundo cada. No tratamento da água, são empregados os seguintes processos: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e ajuste de PH.

CAPTAÇÃO: A água bruta é captada por meio de bombas instaladas no canal de aproximação às margens do rio Parnaíba.

COAGULAÇÃO: Adição do coagulante sulfato de alumínio para reagir com a alcalinidade da água e agregar as impurezas dissolvidas e em suspensão.

FLOCULAÇÃO: Processo de agitação lenta (mistura lenta) da água para aumentar o tamanho das partículas formadas na unidade de coagulação.

DECANTAÇÃO: Separação por sedimentação das partículas formadas nas unidades anteriores, ficando a água superficial límpida.

FILTRAÇÃO: Processo destinado a remover partículas em suspensão utilizando meio filtrante.

DESINFECÇÃO: Processo no qual é utilizado cloro para eliminar os microorganismos nocivos à saúde.

FLUORETAÇÃO: Processo em que a Agespisa utiliza compostos de flúor para prevenção de cárie dentária.

AJUSTE DE pH: Adição de cal hidratada para reduzir a acidez da água e elevar o pH até a neutralidade.

RESERVAÇÃO: Reservatórios para armazenamento e distribuição da água produzida.

DISTRIBUIÇÃO: Conjunto de canalizações e de peças que a Agespisa dispõe para levar água dos reservatórios até o consumidor.

O primeiro produto químico adicionado à água ainda bruta é o sulfato de alumínio ferroso, responsável pela sua coagulação. Após a adição desse produto, as impurezas em suspensão se agregam na forma de flocos. Durante a floculação, a movimentação da água nos floculadores faz com que os flocos se adensem tornando-se mais pesados. A etapa é a de decantação, quando a água permanece por um tempo determinado dentro dos decantadores e os flocos formados anteriormente são levados para a parte mais profunda dos tanques.

A água decantada, praticamente isenta de impurezas, segue para os filtros, que são constituídos de leito de areia. Sua função é eliminar o restante das impurezas que não foram eliminadas anteriormente.

Os filtros são lavados pelo processo de retrolavagem, ou seja, água em sentido contrário da filtração, de modo que permaneça sempre filtrando água eficientemente.

Após a filtração a água recebe a adição de flúor como medida de prevenção contra cárie dentária. Para realizar a sanitização da água e sua prevenção quanto à presença de bactérias nocivas à saúde, utiliza-se o cloro na forma de gás granulado.

A etapa final do processo é a adição de cal hidratada para corrigir o pH e evitar corrosão na tubulação da rede de distribuição. As bombas de recalque fazem o bombeamento da água tratada diretamente para o reservatório do Parque Piauí na zona sul, que tem capacidade de armazenar 25,3 milhões litros de água. De lá, a água para o consumo segue para os demais reservatórios distribuídos em toda cidade, bem como para as caixas d'água domiciliares.

Para garantir que a água possa ser utilizada sem qualquer risco pelos seus usuários, a Agespisa mantém atualmente um laboratório de controle de qualidade que funciona 24 horas todos os dias da semana. A cada duas horas são feitas coletas para averiguar a qualidade da água captada e da que sai da Estação de Tratamento para os reservatórios. São feitas ainda, diariamente, análises físico-químicas e bacteriológicas para o monitoramento das unidades de tratamento e da água distribuída à população.

Tipo de Tratamento

Cloração – Processo de adição de cloro à água para preservação de sua qualidade até o ponto de consumo.

QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA

A qualidade da água distribuída é verificada por meio de amostras coletadas em pontos estratégicos da rede de distribuição para atender às exigências do Ministério da Saúde (Portaria 0518/04).

 
 
 
 
Copyright © 2007 Agespisa - Águas e Esgotos do Piauí S. A. Todos os direitos reservados